quinta-feira, 22 de julho de 2010

BERÇARIO, O ELO PERDIDO


Onde anda a visão e o trabalho com bebês(0-2 anos) na igreja de Cristo Jesus?
Estamos valorizando suas vidas e investindo nelas também?
Mesmo sendo herança preciosa da parte de Deus (Salmos 127), os bebês tem sido esquecidos pela igreja de nossos dias, não há espaço, pessoas preparadas, não há investimento material e muito menos espiritual em suas vidas.
O elo perdido que os berçários se tornaram na igreja se resumem a uma espaço (quando este existe!) para trocar fraldas e dar a mamadeira ao bebê, atendendo somente a sua necessidade física, esquecendo que a criança é um ser integral, corpo, alma e espírito.
Muito mais que cuidar dos bebês fisicamente, como igreja temos o dever de atendê-los espiritualmente e emocionalmente, exatamente como foi com Jesus “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”. Lucas 2:52
É muito triste ver um tempo tão precioso, chamado pelos especialistas de idade de ouro para o desenvolvimento intelectual (0-3 anos) do ser humano, ser tão negligenciado dentro da igreja.
O que é feito com os bebês e seus pais na sua igreja??
Qual o programa elaborado para os bebês na sua igreja??
E quanto mais cedo começarmos a investir, maiores serão os resultados. Você sabia que a capacidade intelectual de um bebê depende em 70% dos estímulos recebidos até os 3 anos de idade?

Que o cérebro cresce pelos estímulos que recebe?
Quanto mais estímulos, mais capacidades.
Que a idade de ouro(0-3 anos) é o tempo de investir no desenvolvimento intelectual da criança, se não for devidamente aproveitada, nunca mais poderá adquirir certas habilidades.
É preciso urgentemente ter uma visão espiritual e prática para o trabalho com bebês na igreja, um trabalho dinâmico e abençoador que irá atender a necessidade global deste pequeno ser em pleno desenvolvimento.
Satanás sabe de tudo isso e vê que a igreja tem ignorado, por isso tem elaborado para que a cegueira na igreja se perpetue, ninguém incomoda ninguém, ninguém incomoda o inferno e o inferno agradece a ignorância sobre a vida de uma geração que ele quer tragar.
Isso facilita e muito o trabalho do diabo e seus anjos. Você quer perpetuar este quadro em sua igreja hoje?
Continuar ignorando o potencial que são os bebês nas mãos de pessoas ungidas por Deus e que as amam com o coração do criador e Pai?
Em o nome de Jesus que possamos nos posicionar para aquilo que Deus quer fazer nesta geração, e isso não começa somente com os jovens (o que tanto ouvimos falar...)mas também com os bebês, recém nascidos, precisamos parar de querer espadar demônios no ar e nos posicionar na guerra ferrenha que está simulada e camuflada pelo diabo dentro de nossas igrejas contra a vida dos pequeninos, naquilo que menos esperamos, no menos óbvio.
“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”. Oséias 4:6
Outro ponto que gostaria de abordar, se refere ao preparo dos obreiros infantis (as berçaristas), mais do que qualquer obreiro na igreja, a serva de Deus que irá trabalhar com os bebês, precisa de muito preparo, treinamento, reciclagem, para serem instrumentos afinados nas mãos do Senhor.
Esta inquietação do meu espírito é fruto de um mover do Espírito Santo de Deus em meu coração, apontando os meus olhos e coração para com os bebês na igreja, no corpo de Cristo.
Apesar de educadora infantil, pedagoga, não tinha noção de quem são os bebês e principalmente do que eles significam para Deus.
Quando o Senhor começou a me falar sobre os bebês, sobre a primeira infância (justamente a idade mais largada e menos investida na igreja, coisas de Papai, ele valoriza o que é menor) fiquei apaixonada e ao mesmo tempo assustada com nossa omissão como igreja.
É tempo de se arrepender e agirmos segundo o coração de Deus. Em um dos meus treinamentos, há um curso específico sobre o berçário na igreja e que o Senhor Jesus tem me abençoado e frutificado a ponto de se tornar assunto do meu 2o livro ( autora também de “Pastoreando as crianças desta geração. Editora Vida), este curso ministrado também em outros estados do Brasil, tem trazido uma grande despertamento e admiração por parte dos professores.
A frase que mais ouço dos irmãos que ouviram a palestra ou participaram do curso é: “Não imaginava que com bebês se pudesse fazer tanta coisa!” Secularmente se desenvolvem inúmeras pesquisas e o universo dos bebês é explorado em todos os aspectos. É tempo da igreja se atualizar, se preparar para cuidar e principalmente ministrar a graça e a benção de Deus sobre a vida dos bebês, pois esta parte, nenhum pesquisador americano, se não nasceu de novo, poderá fazer, apesar de todo seu conhecimento.

Quero resgatar também através do meu ministério o tempo perdido com os bebês na igreja, os bebês podem e precisam ser estimulados fisicamente, emocionalmente, mentalmente, podem ser ensinados espiritualmente, o berçário está para o bebê, como a classe bíblica na EBD está para nós, de acordo com cada idade.
Este é o tempo! Após o curso “Ensinando nossos bebês” !(0-1 ano), nenhum cristão olhará o bebê em sua igreja da mesma forma que olhava, passará a olhar com os olhos de Deus e creio no seu poder para quebrantar o coração da sua igreja e passarmos a enxergar e amar os bebês segundo o coração do Pai.
Fará uma grande diferença para esta geração, Aleluia!

Pra. Claudia Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário